Saturday, January 03, 2015

Perder-se


Amanheceu, e no ar a ausência
A vida se faz e desfaz-se a cada segundo
Tanto de tão pouco que nos fazemos,
Fazermo-nos parece-me calarmo-nos para o mundo
sempre que ele nada de útil tenha a dizer

Tao pouco de real existe nas palavras ditas correntemente
Que tanto mais valor tem ouvir o que o Sol silencioso tem a dizer
Tanto mais valor tem as palavras soltas de uma criança que mal sabe falar
Tanto mais valor tem só o mar sozinho, só o respirar, de se estar só

Amanheceu, e o corpo ainda está desabitado
Acordado, no seu próprio vazio, manchado de si, longe, de estar conectado
Tanto de mente, necessária na luta do que será sobreviver
Que custa viver, viver que seria o mais fácil e anterior a tudo!
Resta-nos acordar já acordados, ficar atentos, olhar para todo o lado com os mesmos olhos
com que se observa folhas, gafanhotos e se lê letras de canções.
Fugir da ditadura dos números, viver com pouco contar, cantar sim isso é viver!

Cansei, de fugir, de fugir de mim, essa essência flutuante e penetrante
Mas volto, dou voltas, e volto a encontra-la sempre num outro, que a mim me lembra quem sou.
Sina, de ter de tentar ser terra, que não sou... sou tanto de brisa quanto uma folha ao vento.
Sou tanto de tanto que posso querer ser tudo ao mesmo tempo

Amanheceu, e eu ainda sou ígnea, indecisa de para onde vou, sem teto seguro ao que agarrar
sendo ainda mar, para tudo olhar e largar-me ao mundo apenas docemente e carente

Teu sal, despiu-me,  fez-me eu parte de tudo
Teu olhar, fez-me mãe, criança, criada da tuas gargalhadas
Teu corpo, é o rosto da ausência, porque foste embora e nunca mais voltarás
Tua voz, minha voz, as mesmas vozes do mar infinito a cantar
Só a mim, o que resta é viver, cada segundo, que todo o mar poderá ser ainda nosso mundo
que tao perdido hás de estar, quanto eu.




No comments: