Wednesday, May 02, 2012

Obra



Hei de buscar do passado o mais puro significado
Trilharei caminhos tortuosos me perdendo em outro alguém
Mas encontrarei o mais puro sentimento
existente na raiz da mais antiga lenda

Hei de buscar do passado o mais puro Poeta inspirado
E farei de mim sua nobre discípula
Em minha humildade beberei dele constantemente
Para esquecer capas que antes me vestiam
deixando-as onde antes passei

Hei de buscar do passado o Mago mais insaciado
E verei Deuses por ele também
Nem que para isso de Sonhos use e abuse
Mantendo-me a Deus fiel ainda eternamente em mim

Hei de buscar do passado, o cálice do Sagrado Graal
E farei do meu gesto, mais que gesto, farei dádiva e compreenção
Sendo Sereia do mar, Senhora do movimento Lunar

Hei de buscar do passado, a mais pura inocência
Buscando do Novo mais que beleza apenas
Mas procurando  viver a vida a pintar
realçando a mais nobre beleza de cada momento

Hei de buscar do passado, o Príncipe, maior Conquistador
Que fará de mim Musa da Conquista e do meu coração fará flor
E serei mais que minha mente então,
Verei de meu peito vibrar o amor por sua pura emoção
E do meu ventre brotará a mais bela inspiração,
toda completa:
mente, alma e coração.

*******************

A Tábua das Esmeraldas


«É verdadeiro, sem artifício, certo e fidedigno

Aquilo que está em baixo é como aquilo que está em cima
e o que está em cima é como aquilo que está em baixo
para criar os milagres de uma coisa.

E tal como tudo é proveniente de uma coisa,
pela contemplação dessa coisa
por elaboração.

O seu pai é o Sol, a sua mãe é a Lua.
O vento sentou-o no seu regaço.
A Terra é a sua ama.
O pai de cada objecto do mundo está aqui.
O seu poder é primitivo se for direccionado para a terra.

Separa a terra do fogo, o subtil do grosseiro,
suavemente e com grande inteligência.

Ele ascende da terra para o céu,
descendo em seguida de novo para a terra,
e recebe poder do acima e do debaixo.
E então teremos a glória do mundo inteiro.

Então toda a escuridão se desvanecerá de nós.
Este é o poder poderoso de todo o poder,
porque ele supera todas as coisas subtis
e penetra em tudo o que é sólido.

Foi assim que o mundo foi criado. Daqui haverá
maravilhosas elaborações.
porque isto é o seu modelo.
E assim me chamam Hermes Trismegisto,
possuindo as três partes da filosofia de todo o universo.

Aquilo que disse sobre o trabalho do Sol está completo.»

Retirado do livro "Como educar a alma" de Thomas Moore


No comments: