Saturday, October 06, 2012

A Natureza é que cura!

Vivemos numa sociedade movida ao lucro e que portanto, não procura principalmente a liberdade do indivíduo, nem procura melhorar a educação, nem melhorar a protecção das pessoas, animais e ambiente, procurando melhorar as relações entre estados e pessoas.
Vivemos numa sociedade que procura sim, fundamentalmente, um lucro desenfreado que alimente uma cultura e economias sem ética, que baseando-se em números infinitos representam recursos finitos. 

Porque a prioridade é o dinheiro.

É por isso que, segundo a minha perspectiva, neste momento,  temos principalmente 2 opções:

Podemos escolher viver iludidos com todas essas ofertas que nos são oferecidades pelos meios de (des)comunicação, tendo plena consciência de todas as coisas que possuímos e que não utilizamos, mas cegamente, seguindo o rebanho por ser mais fácil.
Cumprindo nosso trabalho seguro das 9h às 18h (quando o temos), podemos viver reclamando aos outros os nossos problemas pessoais procurando nunca assumir que podemos sempre seguir outro caminho por nossa própria iniciativa.

Ou, podemos procurar caminhos alternativos a esse consumismo desenfreado, a essa política de crescimento à base do decrescimento da consciência global, a esse desrespeito às escolhas mais acertadas em prol de uma mente colectiva doentia mas bem aceite por dar lucro.
O livre-arbítrio, esse pelo menos, ainda é nosso!


É por isso que o meu interesse por estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis começou cedo, e para comemorar que semana que vem começo um curso em Naturopatia, aqui reuno grandes artigos  que demonstram claras evidências das vantagens de confiarmos na Natureza, e também, nos mostram como podemos assumir ter uma maior consciência face à nossa saúde e a saúde do planeta.

Saúde sim, mas com ética e amor!

Porque é a natureza que nos cura!



« Thomas Edison disse:

"Enquanto os cientistas não souberem fabricar uma plantinha viva, é melhor confiar na natureza do que na ciência".

a) Rumos complexos                                                   b) Rumos simples



a)Roupa especial para cirurgias complexas
b) Curada de leucemia pela planta pervinca rosea L.

Foto: Nina Barnett Foto: Frans Lanting


O grande mestre da biologia molecular,

Erwin Chargaff, disse:

"Como limite moral da ciência exijo, como mínimo, que não
deturpe a natureza; que não torne o homem desumano.
Receio, porém, que da maneira que hoje é praticada,
a ciência esteja a ponto de obter justamente
esses dois resultados"

«Sobre os alimentos industrializados


Aspartame, um veneno!
Diversas bebidas "light" são adoçadas com aspartame, que a partir de 33°C se torna metanol (álcool metílico), que é muito tóxico e se degrada em formaldeído (formol), que é mais tóxico ainda! No organismo humano, à temperatura de 37°C, o aspartame produz estragos graves, diabete e principalmente câncer do cérebro. Foi inventado pela Monsanto, no âmbito de pesquisas para a guerra química. Numerosos cientistas e médicos estão exigindo a sua interdição, mas esse neurotóxico ainda é amplamente consumido em mais de 90 países - principalmente pelos jovens que procuram emagrecer!

Quando vamos abolir a loucura das indústrias alimentícias, que não têm nenhum respeito à saúde dos povos?

(Santé Nouvelles, outubro 2004)

Alimentos industrializados causam deformidades ósseas

Em suas pesquisas entre os povos nativos, o famoso dentista Weston Price mostrou que os alimentos refinados modernos deformam o maxilar inferior e produzem deformidades no esqueleto inteiro. Ele notou que os ombros largos dos homens estavam se tornando mais estreitos e que a pelve da mulher - com o espaço necessário para carregar o bebê e dar à luz - também estava se estreitando. Além disso, apareciam deformidades nos pés quando os pais mudavam de sua alimentação tradicional para alimentos refinados / industrializados. Os bebês - nascidos quando os pais ainda se alimentavam com os alimentos naturais locais - estavam com saúde perfeita.
(What Doctors Don't Tell You, janeiro 2005)

Efeito do açúcar

Emanuel Cheraskin mostrou, em suas pesquisas, que a ingestão de apenas uma colher de chá de açúcar imediatamente reduz em 50% a destruição dos germes pelos glóbulos brancos. A sua capacidade normal de destruir os germes volta somente após cinco horas. Milhões de pessoas consomem, em média, duas ou três colheres de chá de acúcares de todos os tipos, a cada hora e cada dia - mantendo a sua defesa imunológica constantemente em baixa.
(Wright JV. Nutrition & Healing 2004, vol. 11, nº2, p 5)

Evitando aditivos
Os alimentos industrializados causam muitos problemas à saúde, principalmente devido aos aditivos (acidulantes, adoçantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes) extremamente nocivos.
Para não prejudicar a nossa saúde, Robert Hatherill, o autor do famoso livro The Brain Gate, sugere a seguinte norma prática: "Leia o conteúdo na embalagem e, se um produto contiver mais do que cinco aditivos, não coma."
(Earth Save News, outono 2003, p 8).

Fraturas
Um estudo publicado no ano 2000 emArchives of Pediatrics & Adolescent Medicinemostrou que as adolescentes que praticam esportes sofriam três vezes mais fraturas quando bebiam muitos refrigerantes, do que as meninas da mesma idade, que bebiam principalmente água e leite.
"Sabores e cores artificiais são associados com problemas respiratórios alérgicos, urticária, lesões na língua e em mucosas (como na boca), problemas digestivos, dores de cabeça, bem como distúrbios comportamentais, incluindo a hiperatividade na infância". »

http://www.taps.org.br/alimentacao/breves-alim-ind


Temas interessantes para um conscientizar social:

Permacultura
http://permaculturaportugal.ning.com/
Ecovilas
Medicina Ayurvedica
http://www.imt.pt
Medicina Tradicional Chinesa
http://www.ipnaturologia.com/
Terapias Não convencionais
Educação Waldorf
Yoga, Chi  Kung...
Tantra
http://www.academiadeyoga.pt/
Protecção dos animais, vegetarianismo
http://beawarebechange.blogspot.pt/
Trocas
http://www.believeinportugal.info/
Campanha de protecção das sementes
http://www.seed-sovereignty.org/PT/
Arte
http://chilloutarthouse.blogspot.com/

Os maiores problemas não surgem das dificuldades que nos aparecem  na vida, os maiores problemas surgem em não assumirmos que podemos fazer melhores opções, ultrapassar essas mesmas dificuldades, e assim, garantir um futuro melhor!

No comments: