Wednesday, April 22, 2009

Dia da Terra --As alterações ao nosso sangue causadas pela nossa alimentação

Feliz dia da Terra para todos!

Eis um belo vídeo que a Greenpeace lançou hoje:





As alterações ao nosso sangue provocadas pela nossa alimentação

O sistema imunológico protege-nos de todo o tipo de agentes invasores estranhos ao nosso organismo; quer esses agentes sejam externos, quer sejam internos (como é o caso de células alteradas que surgem no nosso corpo como consequência de mitoses anormais).


Os alimentos cozinhados activam a defesa imunológica do organismo humano da seguinte forma:

- Provocam um grande aumento do número de glóbulos brancos no sangue, ou seja, o alimento cozinhado é visto como um agressor ao organismo de um ser humano saudável.
Dado confirmado por centenas de pesquisadores e citado no livro “Diet, Nutrition and Cancer”, da National Academy of Science National Research Concil´s.
Se um determinado alimento tiver sido aquecido além de uma certa temperatura (única para cada alimento), ou se a comida sofreu qualquer tipo de processamento (refinamento, adição de químicos, etc.), isto também provoca sempre um aumento no número de glóbulos brancos no sangue. Os pesquisadores chamaram a essa reacção “pathological leukocytosis”.


Os alimentos gordurosos também alteram o nosso sangue:
-Quando certas gorduras, circulam no nosso sangue a níveis muito altos provocam o espessamento do sangue, dificultando a oxigenação do cérebro e de outros órgãos e, consequentemente, prejudicando as suas funções.
As gorduras prejudiciais são todas as que foram previamente aquecidas a altas temperaturas, mas principalmente, aquelas que foram aquecidas a altas temperaturas mais do que uma vez. É por isso que muitos alimentos congelados fazem mal a saúde ao passo que alimentos frescos são mais saudáveis.


Os alimentos pouco ou nada cozinhados não provocam qualquer reacção no sangue

Foram testadas muitas variedades alimentares e descobriu-se que a comida não aquecida ou não refinada não causa qualquer reacção no sangue.
Os alimentos que mais activam o sistema imunológico são os alimentos refinados:
Exemplos desses alimentos são o açúcar branco e o arroz branco.
Os alimentos pasteurizados, homogeneizados (um processo que provoca a suspensão da gordura no leite) e preservados (químicos são adicionados à comida para retardar a sua degradação ou para adicionar textura e sabor ao alimento) provocam o mesmo tipo de reacção.

A partir de dados como estes concluímos que a melhor forma de garantirmos uma boa saúde e sentirmo-nos bem com o nosso corpo é comendo grandes quantidades de frutas e vegetais de boa qualidade e pouco ou nada cozinhados.
Os alimentos quando utilizados na sua forma original, à excepção dos produtos de origem animal, tem um aroma agradável e possuem cores vivas que chamam bastante a nossa atenção.
Não necessitamos de cozinhar sempre os alimentos até eles perderem essas características naturais que já possuem. Também não necessitamos de consumir sempre alimentos pré-fabricados porque tudo isso só nos fará mal, mais cedo ou mais tarde.
Devemos também estar sempre atentos aos sinais do nosso corpo para identificarmos quais os alimentos que nos fazem bem.

Fontes:

http://www.despertarja.com/web/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=306
http://andreiatorres.blogspot.com/2007/04/dieta-e-o-espessamento-do-sangue.html
http://www.living-foods.com/articles/cooked.html
http://www.towardsfreedom.com/CookedFoodEffects.html

1 comment:

Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!