Wednesday, April 08, 2009

Outra visão da medicina e da alimentação




Muita coisa mudou em mim desde o ano passado. A cada ano que passa, a cada mês, a cada dia sinto que muita coisa muda em mim.

Os meus interesses são cada vez mais abrangentes e com eles crescem as dúvidas, incertezas e certezas em relação a minha vida e em relação a tudo o que me rodeia.
Nesse momento a maior dúvida relativamente a minha vida é qual a profissão que deverei seguir.

Por um lado sinto a necessidade intrínseca de fazer algo que goste, mas por outro é crescente a minha necessidade de ajudar os outros ou de fazer algo de útil para mim e para os outros. São muitos interesses e necessidades diferentes para conciliar. Por outro lado, o medo de falhar ou de não conseguir me sustentar com a área que escolher também é outro problema.

Nesse momento penso que Naturopatia é o melhor caminho a seguir.
Por muitos não é considerada medicina mas para mim é uma alternativa a medicina redutora que se vê nos dias de hoje. Uma medicina pouco concentrada no paciente mas principalmente nos meios que utiliza para curar o paciente. Uma medicina maioritariamente de alguns e não de todos. Uma medicina que trata pouco a causa da doença mas principalmente a doença em si.
Eu não dispenso toda a tecnologia que tem sido desenvolvida nos últimos tempos e nem mesmo o saber científico que se tem vindo a descobrir. Mas não podemos idolatrar tal saber científico e tal tecnologia como se tem vindo a fazer nos dias que correm.

É conhecimento. Mas não é todo conhecimento.

O conhecimento antigo não deve ser esquecido. Neste momento, quando posso, leio um livro chamado “O Sorriso de Hipócrates” que explica toda a origem da medicina e relata “o pai da medicina moderna” Hipócrates. Através desse livro é facilmente perceptível que a medicina que actualmente vivenciamos não tem nada a ver com a medicina que originalmente ele previu e incentivou a crescer.

Segundo Hipócrates a medicina deveria centrar-se no paciente como um todo e no seu ambiente.

Considerava que o ambiente e o estilo de vida da pessoa influenciavam o seu estado de saúde. Para Hipócrates, a medicina deveria fortalecer as forças naturais da pessoa através da alimentação e da higiene. Tratamentos mais drásticos (como cirurgias) eram apenas aplicados quando estritamente necessários.

Ele viveu no ano 460-370 a.C.!!!

Como é perceptível não é nada disso que actualmente acontece. Na escola começamos por aprender a roda dos alimentos que diz que devemos ter uma alimentação variada e de qualidade. Mas a alimentação das pessoas que vemos no dia-a-dia é tudo menos variada e de qualidade. Os cereais que actualmente utilizamos para comer noutros tempos remotos já foram bem mais diversificados. A carne é cada vez mais consumida.

As publicidades continuam a enganar as nossas crianças, que são a esperança do mundo, e se os pais não estiverem atentos os seus filhos crescem e começam com muitos problemas de saúde que antigamente só os mais velhos começavam a ter.

Mas não, não é fácil seguir uma via diferente mas é possível.

Muita luz para todos.
;)

No comments: